quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É só clicar e ler

Por Mario Vasconcelos
(Foto: Mario Vasconcelos)

Com preços em torno de 40 reais, quando não se trata de uma "obra-prima", que chega a custar quase o dobro, os livros cada vez mais começam a ficar estacionados nas prateleiras das grandes livrarias. A procura por bons livros é grande, mas o custo de um bom livro "de papel" ,para grande parte da população, ainda é alto. Principalmente por causa dos impostos que encarecem ainda mais os livros. Qual seria,então, a solução para aqueles que não dispensam uma boa leitura, mas esbarram no preço. Economizar uma "graninha" para comprar ? sim, muitos fazem isso. A questão é que ninguém quer comprar apenas um livro. Do contrário, seria fácil. Mas toda semana, a mídia anuncia mais um grande lançamento literário, um romance imperdível, aquela biografia que muitos esperam há anos, tudo isso ao mesmo tempo. Antes do "boom" da Internet, a solução seria realmente economizar para poder comprar dois ou três livros no máximo, tendo que abrir mão de outros títulos por questões orçamentárias. Mas agora, como que milagrosamente, a "solução" chegou. E ela se chama download.

Se alguém digitar no Google o termo "download de livros", aparecerão quase 4 milhões de páginas sobre o termo digitado. A maioria é de sites para baixar livros para PC. E, dentro dessa maioria, a maior parte é ilegal. Segundo José Carlos Costa Netto, presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), o download de livros é crime de violação de direito autoral. Porém, afirma Costa Netto, ainda não existe punição específica para esse tipo de crime. Com esse cenário confuso a respeito do que pode ou não pode, os downloads de livros proliferam na grande rede. São muitos os sites que oferecem esse serviço, todos de graça e, na maioria das vezes, de forma rápida. É só procurar e achar o(s) livro(s) que se deseja baixar e, clicando, em poucos minutos se obtém a obra completa na tela do computador. Aluno do sexto período do curso de Jornalismo, na Universidade Estácio de Sá, Lucas Alvares, 21 anos, adquiriu o hábito de baixar livros da Internet sempre que precisa. Para Lucas, além da questão financeira, outro fator importante o estimula a fazer downloads de livros : a qualidade. " Na verdade, eu tenho um motivo muito específico para baixar livros. Eu sou muito exigente com o que eu leio, então, baixo livros para não gastar dinheiro comprando o que não vou gostar de ler, mas é lógico que o fato de o download ter custo zero ajuda", afirma o estudante que só neste ano baixou cerca de dez livros. Todos no 4Shared, o mais famoso site de downloads de livros.

É nesse cenário que as editoras, escritores e livrarias terão que conviver. Aliás, já deveriam saber conviver, porque a cada ano que passa, a cada novidade tecnológica que surge, a cada evolução que a Internet apresenta, o bom e velho livro de papel poderá ganhar um novo lugar : o depósito. Afinal, já não é necessário fazer economia para ler um bom livro. Basta clicar e ler.

Nenhum comentário: